Saúde Ocular


Alergia Ocular

É uma inflamação dos olhos causada por uma resposta do sistema imunológico a uma determinada substância que o nosso organismo reconhece como perigosa , um alérgeno.
Causas: exposição a alérgenos que produzem reações alérgicas, sendo um dos mais comuns o pólen.
Tratamento: passa por prevenir as crises, pode aplicar-se um tratamento tópico (gotas oculares e pomadas oftálmicas antialérgicas)

Ambliopia

Trata-se da diminuição da acuidade visual, uni ou bilateral, no contexto de um deficiente desenvolvimento da visão binocular, associado à presença de erro refrativo não corrigido e/ou estrabismo, devido a mau acompanhamento oftalmológico na infância - 3% das crianças apresentam ambliopia/estrabismo.
Causas: a anisometropia (o erro refrativo e diferente nos dois olhos), aniseiconia (a imagem de um objeto observada por um olho é diferente da obersavada pelo outro) e o estrabismo são responsáveis por grande parte dos casos.
Tratamento: é primordial o acompanhamento de todas as crianças na avaliação do desenvolvimento da visão binocular desde tenra idade.O tratamento passa por correção com óculos, penalizações, ortópica, e cirurgia do estrabismo.

Astigmatismo

Ocorre quando a córnea apresenta uma alteração nos eixos da sua curvatura, sendo os objetos focados em dois diferentes pontos da retina, resultando em visão desfocada (está presente em 20% dos míopes e hipermetropes).
Causas: pode estar relacionado com herança genética. Aparece geralmente ao nascimento ou após um trauma ocular.
Tratamento: o astigmatismo pode ser corrigido com o uso de óculos com lentes cilíndricas, lentes de contato ou cirurgia refrativa.